RETOMEI A PESQUISA ENVIADA PARA CASA E APÓS UMA SOCIALIZAÇÃO DAS RESPOSTAS PASSAMOS PARA O REGISTRO ATRAVÉS DO DESENHO .PEDI QUE DESENHASSEM A FAMÍLIA(apenas os membros que moram na casa).FOI MARAVILHOSO A DEDICAÇÃO E O CAPRICHO PARA EXECUÇÃO DA TAREFA.
terça-feira, 3 de abril de 2012
segunda-feira, 2 de abril de 2012
1ª SEMANA DE ABRIL-RELATÓRIO
POR SER UMA SEMANA ATÍPICA E DEVIDO AS NECESSIDADES DE ALGUNS PROFESSORES ESTAREM ENRIQUECENDO SEU TRABALHO FAZENDO USO DE ALGUNS RECURSOS DA SALA DE INFORMÁTICA AS AULAS DO PROJETO PREPARADA PARA ESTA SEMANA FICARÃO PARA A PRÓXIMA .SEGUIREI AUXILIANDO AOS COLEGAS NAS ATIVIDADES.
BOA PÁSCOA Á TODOS QUE ELA POSSA NOS TRAZER UMA VIDA NOVA DE ALEGRIAS E MUITA SAÚDE PARA CONTINUARMOS DESENVOLVENDO UM EXCELENTE TRABALHO.
sexta-feira, 30 de março de 2012
TEXTO INFORMATIVO SOBRE A PÁSCOA
A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS | ||||||||||
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] . Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
![]() Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas. Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos. A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.
![]() Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos. ![]()
![]() Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.
![]() Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal. O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
![]() O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
![]() Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro. Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus. A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura" [3]. A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade. Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.
![]()
![]() O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.
Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.
|
quinta-feira, 29 de março de 2012
MAPA CONCEITUAL DO 4º ANO B
INICIEI A AULA FAZENDO A LEITURA DE LITERATURA DE CORDEL INTITULADA "O TUBARÃO" .A ESCOLHA DO TEXTO FOI A FORMA QUE ENCONTREI PARA DEVOLUTIVA DO EIXO TEMÁTICO ESCOLHIDO PELA SALA.ELES SE ENCANTARAM PELA APRESENTAÇÃO.EM SEGUIDA PASSEI A CONSTRUIR O MAPA CONCEITUAL E PARA FINALIZAR PEDI QUE FIZESSEM UM BREVE RELATO SOBRE O TUBARÃO.
Também acaba a história
Em versos aqui contada
Se foi verdade ou não foi
Não sei disser, camarada
Apenas fiz poesia
Escutei Em Uma história interessantE E enquanto aquilo ouvia Veio no meu pensamento Transformá-la em poesia. A história principia Numa tarde de lazer Quando um grupo de mulheres Resolveu então fazer Uma festa tão somente Pra curtir e pra beber. Uma delas se lembrou Que perto de casa havia Uma casa com piscina Cujo dono lá não ia E a chave dessa casa Facilmente conseguia. Ao bairro da Iputinga Onde esta casa ficava Foram elas muito eufóricas E cada uma levava Bebidas e tira-gosto Garantida a festa estava. Chegando, tomaram conta Da casa, turma porreta! Ligaram o som nas alturas Ouvindo Calcinha Preta Meteram a cara na cana Sem fazer qualquer careta. E mais tarde a mulherada No auge da diversão Foi pra dentro da piscina Na maior empolgação Sem saber que dentro dela Se encontrava um tubarão. Um tubarão-tricolor Rara espécie tropical Um comportamento dúbio Apresenta esse animal Com qualquer coisa se estressa Mas raramente faz mal. Mulheres quando se juntam É garantida a zoada Tendo bebida no meio A barulheira é dobrada Esta festa foi assim E tome grito e risada! Todo mundo dentro d´água Sem querer dela sair E da cerveja o efeito Não demorou a surgir Não deu outra, uma a uma Ali mesmo fez xixi. Essa algazarra todinha E mais a combinação De bebida e de xixi Na água, deu reação Inevitável deixando “Muito doido” o tubarão. Até então o sujeito Tava na dele, quieto Mas ao sentir o efeito De tanta mulher por perto O bicho descontrolou-se Foi ao ataque direto. De uma hora pra outra O tubarão da piscina Atacou uma por uma Da vovó à mais menina Com apetite voraz Com uma fome ferina. O tubarão atacou Todas que estavam ali Mas dopado com a mistura De água, álcool, xixi Não comeu nenhuma delas Ao menos foi o que ouvi. Já velho, fraco e doente Inda mais assim dopado O tubarão atacava Deixando o povo assustado Mas mesmo com tantos botes Não teve bom resultado. Nenhuma ali escapou Do seu ataque voraz Partia pra cima delas Ia com gosto de gás Mas elas se defendiam Botando o bicho pra trás. Uma disse: - Te enxerga Vai-te pra lá, bicho feio Outra gritou por socorro Pra sair do aperreio E a que era mais valente Para ajudar logo veio. Uma entrou Com Revelou-se grande atleta Campeã de natação Cruzou a piscina a nado E nadou até no chão. Sem sucesso nos ataques Sem comer nenhum pedaço De coxa, batata ou polpa Sentindo o maior fracasso O tubarão finalmente Mostrou sinais de cansaço. Assim como com as “porradas” Que levou de muita gente Deixou em paz as mulheres Ficou manso novamente E a festa se acabou Sem ter maior incidente. |
Também acaba a história
Em versos aqui contada
Se foi verdade ou não foi
Não sei disser, camarada
Apenas fiz poesia
quarta-feira, 28 de março de 2012
MAPA CONCEITUAL -5º ANO B
APÓS LEVANTAMENTO DO EIXO TEMÁTICO COM A PROFESSORA. O TEMA ESCOLHIDO FOI "O UNIVERSO".
INCIEI A AULA FAZENDO A LEITURA DE UMA PARÁFRASE DE CASTRO ALVES .QUE SE INTITULA "O UNIVERSO" .EM SEGUIDA DEI INÍCIO A CONSTRUÇÃO DO MAPA CONCEITUAL PEDINDO QUE CADA ALUNO DISSESSE UMA PALAVRA QUE EM SUA OPINIÃO ESTIVESSE RELACIONADA AO TEMA. APÓS A ELABORAÇÃO PEDI QUE ESCREVESSE SOBRE O QUE ELES PENSAM SER "O UNIVERSO"," E COMO ELE SURGIU".SOCIALIZAMOS AS IDÉIAS QUE FICARAM ASSIM:
- ESPAÇO QUE TEM PLANETAS
- SUSTENTAÇÃO DA TERRA E DOS OUTROS PLANETAS
- SOL E LUA
- ESTRELAS
- GALÁXIAS
- CHEIO DE PERIGOS,DESCOBERTAS E PLANETAS DIFERENTAS
- SURGIU DA NATUREZA
- SURGIU DA TERRA
- ATRAVÉS DO BIG BEN
- CRIAÇÃO DE DEUS
- EXPLOSÃO SOLAR
DISSE A ELES QUE ESTE SERIA UM MOMENTO SÓ DE PERGUNTAS E LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES QUE NAS PRÓXIMAS AULAS ESTAREMOS BUSCANDO RESPOSTAS PARA TODOS OS QUESTIONAMENTOS.
4ª SEMANA-EIXOS TEMÁTICOS -1º ANO A/B
APÓS O LEVANTAMENTO DAS CURIOSIDADES DOS ALUNOS.JUNTO COM AS PROFESSORAS ELENCAMOS OS EIXOS TEMÁTICOS QUE SÃO:
1º ANO B- IDENTIDADE FAMILIAR,CHOCOLATE,SUPER HERÓIS,EXPERIÊNCIAS.
1º ANO A-FAMÍLIACOM ENFOQUE EM VALORES E VIRTUDES,ZOOLÓGICO .
OPTAMOS POR INICIAR COM O TEMA DA FAMÍLIA.
1º ANO B- IDENTIDADE FAMILIAR,CHOCOLATE,SUPER HERÓIS,EXPERIÊNCIAS.
1º ANO A-FAMÍLIACOM ENFOQUE EM VALORES E VIRTUDES,ZOOLÓGICO .
OPTAMOS POR INICIAR COM O TEMA DA FAMÍLIA.
MODELO DE PESQUISA
INICIEI A AULA COM UM VÍDEO COM IMAGENS DE DIFERENTES FAMÍLIAS.AO TÉRMINO DO VÍDEO FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA E SOLICITEI QUE ALGUNS ALUNOS RELATASSE SOBRE SUA FAMÍLIA.ENVIAMOS UMA PESQUISA PARA CASA.
O PROJETO DE APRENDIZAGEM “TECNOLOGIA EDUCACIONAL” TEM COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA PESQUISA EM PARCERIA COM A PROFESSORA .POR ISSO GOSTARIA DE PODER CONTAR COM SUA COLABORAÇÃO AUXILIANDO SEU FILHO A RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO.
NOME DO ALUNO:______________________________________
NOME DO PAI:_________________________________________
PROFISSÃO:____________________________________________
LOCAL DE NASCIMENTO:_______________________________
NOME DA MÃE:-_______________________________________
PROFISSÃO:____________________________________________
LOCAL DE NASCIMENTO:_______________________________
2.QUANTAS E QUAIS PESSOAS MORAM COM A CRIANÇA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.QUEM ESCOLHEU O NOME DA CRIANÇA?POR QUÊ?VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DESSE NOME?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMENTÁRIO
PERCEBI AO LONGO DA DINÂMICA DA BEXIGA(ELABORAÇÃO DAS FRASES) QUE OS INTERESSES DOS ALUNOS D0S 5º ANOS SÃO MUITO SEMELHANTES .DESPERTAM INTERESSE PELO MUNDO QUE OS CERCA ,CADA SALA EM SUA ESPECIFICIDADE MAS O TEMA UNIVERSO SOBRESAIU EM TODAS AS SALAS.
Assinar:
Postagens (Atom)