quarta-feira, 28 de março de 2012

4ª SEMANA-MAPA CONCEITUAL-4º ANO A

A PARTIR DO LEVANTAMENTO DAS QUESTÕES O PROFESSOR DA SALA OPTOU PELO TEMA "HISTÓRIA DO EGITO".CRIEI O MAPA CONCEITUAL JUNTO COM OS ALUNOS APÓS A APRESENTAÇÃO DE UM VÍDEO .PERCEBI QUE TODOS ACABARAM SE ENVOLVENDO COM O ASSUNTO.
LANCEI A SEGUINTE PERGUNTA AO GRUPO:
O QUE VOCÊS GOSTARIAM DE SABER SOBRE O EGITO?
  • EM QUE ANO FOI FEITA A 1ª ESFINGE
  • SOBRE OS FARAÓS
  • PORQUE EXISTEM MÚMIAS E PORQUE ELAS FICAM DE PÉ
  • QUANTAS PESSOAS MORAM LÁ
  • QUEM DESCOBRIU O EGITO
  • POR QUE HÁ MUITO OURO
  • COMO SÃO FEITAS AS MÁSCARAS
  • DE ONDE VEM TODA RIQUEZA
  • QUEM ERA CLEÓPATRA
  • QUAL FOI A 1ª PIRÂMIDE A SER CONSTRUÍDA
  • POR QUE NO EGITO NÃO TEM ÁRVORE
  • DE ONDE SURGIRAM AS ROUPAS
  • QUANTO TEMPO DEMOROU PARA CONSTRUIR UMA PIRÂMIDE


4ª SEMANA-CONSTRUINDO MAPA CONCEITUAL-5º ANO A

APÓS UMA CONVERSA COM A PROFESSORA DA SALA OPTAMOS POR DIVIDIR O TRABALHO EM DOIS EIXOS TEMÁTICOS:ASTRONOMIA E AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO.

O 1º TEMA SURGIU DEVIDO AO INTERESSE DE ALGUNS ALUNOS EM PARTICIPAR DAS OLIMPÍADAS DE ASTRONOMIA .

INICIEI A AULA COM A LEITURA DE UMA PARÁFRASE DE CASTRO ALVES INTITULADA "O UNIVERSO" E EM SEGUIDA COMECEI A CONSTRUIR COM ELES OS MAPAS CONCEITUAIS .PASSAMOS ENTÃO A ORGANIZAR OS GRUPOS POR INTERESSES E LANCEI DUAS PERGUNTAS PARA SEREM REGISTRADAS QUE COMPARTILHAREMOS NA PRÓXIMA AULA.

O QUE É O UNIVERSO PARA VOCÊ?

O QUE VOCÊ SABE SOBRE AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO?



quinta-feira, 22 de março de 2012

3ª SEMANA- AULA DIVERSIFICADA

ATENDENDO AOS PEDIDOS DOS PROFESSORES DA U.E E DEVIDO A SIGNIFICÂNCIA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA  ESTA SEMANA O FOCO DO TRABALHO FOI DIRECIONADO A APRESENTAÇÃO DE VÍDEO E ATIVIDADES CORRELATAS AO TEMA NA SALA DE INFORMÁTICA.
NO DECORRER DA SEMANA APROVEITEI PARA FAZER ALGUMAS TROCAS COM AS COLEGAS JÁ NOS ORGANIZANDO PARA A CONSTRUÇÃO DOS MAPAS CONCEITUAIS QUE SERÁ FEITO NO HTPC.

quarta-feira, 14 de março de 2012


2ª SEMANA
5º ANO A/B/C/D e 4º ANO A/B/C– RETOMEI COM A PROPOSTA DA ELABORAÇÃO DA QUESTÃO  SOBRE As “CURIOSIDADES”.FIZEMOS A DINÂMICA DA BEXIGA ONDE COMPARTILHAMOS DAS IDÉIAS PROPOSTAS EM SEGUIDA PASSEI A ELENCAR AS PERGUNTAS EM ABERTAS E FECHADAS E AS QUE NÃO ERAM PERGUNTAS MAS SIM DESEJOS( ANSEIOS) ORGANIZEI-AS POR TEMAS PROXIMAIS E AGORA JUNTO COM A PROFESSORA DA SALA NO PRÓXIMO HTPC FAREMOS OS MAPAS CONCEITUAIS.
1º ANO A/B-ANTECIPEI A APRESENTAÇÃO DO VÍDEO DA KIKA ,FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O VÍDEO E APROVEITEI PARA RETOMAR AO BONEQUINHO CONSTRUIDO ANTERIORMENTE FOCANDO OS ITENS ESCOLHIDOS POR ELES E APRESENTEI ALGUNS DOS ASSUNTOS QUE IREMOS ABORDAR NAS PRÓXIMAS AULAS.
NESTA SEMANA SERÁ CONCEDIDO UM ESPAÇO EM HTPC PARA QUE POSSAMOS CONSTRUIR OS MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DOS TEMAS PRÉ SELECIONADOS.


sexta-feira, 9 de março de 2012

FOTOS DA APLICAÇÃO DA DINÂMICA DO BONEQUINHO









RELATÓRIO DA SEMANA

RELATÓRIO DIÁRIO

05/03
MINHA 1ª AULA FOI NO 5º ANO A. CONSIDEREI UM SUCESSO POIS OS ALUNOS DEMONSTRARAM BASTANTE INTERESSE APROVEITEI PARA FAZER UMA GANCHO COM UM TRABALHO DE PESQUISA QUE A PROFESSORA HAVIA PEDIDO .HOUVE BASTANTE QUESTIONAMENTO O QUE ACHEI BASTANTE PERTINENTE.

5º ANO B- OS ALUNOS SÃO MAIS AGITADOS,FICARAM UM POUCO TRISTE POIS ACHAVAM QUE IRIAM PARA AULA DE INFORMÁTICA  MAS CONSEGUI DESPERTAR NELES O INTERESSE PELA PESQUISA.

06/03
5ºANO D- FUI MUITO BEM ACOLHIDA PELOS ALUNOS ,CONTRIBUIRAM COM A ELABORAÇÃO DO  BONEQUINHO E COM AS PERGUNTAS LANÇADAS NO DECORRER DO PROCESSO .LANCEI O COMPROMISSO DA ELABORAÇÃO DA PERGUNTA PARA PRÓXIMA AULA.

1ºANO B- OS ALUNOS ESTAVAM BASTANTE ANSIOSOS PARA USAREM O COMPUTADOR TIVE UMA CONVERSA COM O GRUPO SOBRE O PROJETO E PARTIMOS PARA CONSTRUÇÃO DO BONEQUINHO, ESCOLHI UM ESPAÇO ABERTO PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE QUE FOI BASTANTE ENRIQUECEDORA OS ALUNOS ESTAVAM ÁVIDOS PARA COLABORAR COM AS PERGUNTAS FOI MUITO PRAZEROSO.

4º ANO A-OS ALUNOS DESTA SALA SÃO BASTANTE AGITADOS NÃO POSSUEM O HÁBITO DE OUVIR ESTÃO SEMPRE CONVERSANDO. DURANTE A APLICAÇÃO DA DINÂMICA NÃO CONSEGUIAM PARAR E OUVIR A COMANDA E ANTES MESMO DE REGISTRAR A RESPOSTA COMEÇAVAM A EXPOR SUAS RESPOSTAS. ALGUNS ALUNOS CONSEGUIRAM ENTENDER A PROPOSTA DO PROJETO MAS ALGUNS LEVARAM NA BRINCADEIRA.

07/03

4º ANO C-A AULA DE HOJE NÃO RENDEU O ESPERADO A SALA É MUITO FALANTE NÃO RESPEITA A FALA DO PROF.POUCOS DEMONSTRAM INTERESSE PELO PROJETO.FIZ A APRESENTAÇÃO E A DINÂMICA DO BONEQUINHO.
08/03
 4º ANO B- A AULA  DE HOJE FOI BASTANTE PROVEITOSA OS ALUNOS PARTICIPARAM COM ATENÇÃO.NO MOMENTO DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO UM DOS ALUNOS DESTACOU-SE PELA SUA COMPREENSÃO  E PELA MANEIRA COMO COMENTAVA AS MINHAS FALAS SINTO QUE TEREI UM GDE PARCEIRO NAS AULAS.

5ºANO C- A SALA ESTAVA COM POUCOS ALUNOS MAS MESMO ASSIM ALGUNS ALUNOS TENTARAM ATRAPALHAR  A APRESENTAÇÃO DO PROJETO ,MAS OS ALUNOS QUE ESTAVAM INTERESSADOS NÃO SE DEIXARAM ATRAPALHAR  E PARTICIPARAM COM MUITA ATENÇÃO AS PERGUNTAS.
1º ANO C- OS ALUNOS SÃO BASTANTE IMATURO  TENTEI MUDAR O DIRECIONAMENTO DA APRESENTAÇÃO  PARA CONSEGUIR UM POUCO DE ATENÇÃO .AO REALIZARMOS A DINÂMICA TIVE QUE ACELERAR UM POUCO POIS OS MESMOS JÁ ESTAVAM IMPACIENTES. E DISPERSAVAM-SE COM MUITA FACILIDADE

segunda-feira, 5 de março de 2012

Plano de aula -Mês de março


1º ANO

1ª AULA
ü  APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE APRENDIZAGEM E DA ORIENTADORA EM RODA DE CONVERSA
ü  DINÂMICA DO BONEQUINHO COM AS IDÉIAS DA TURMA



2ª AULA


ü  RETOMANDO A DINÂMICA ANTERIOR JÁ SOCIALIZANDO AS IDÉIAS E APRESENTADO AS DESCOBERTAS E OS TEMAS A SEREM ABORDADOS NO DECORRER DAS PESQUISAS.

  3ª AULA
ü  APRESENTAÇÃO DO VÍDEO :KIKA
ü  DISCUSSÃO SOBRE O VÍDEO



  4ª AULA

ü  APRESENTAÇÃO DO LABORATÓRIO E MANUSEIO DO MESMO PARA OS ALUNOS (COMO FONTE DE PESQUISA/ USO DA INTERNET)
ü  OUTROS RECURSOS DE PESQUISA(LIVROS/JORNAIS/REVISTAS ETC...